Open Finance

Para ter acesso aos produtos e serviços que mais combinam com você e aumentar as suas possibilidades. Entenda melhor como funciona essa iniciativa do Banco Central!

Entenda o Open Finance

O Open Finance, ou “sistema financeiro aberto”, possibilita que os clientes de produtos e serviços financeiros permitam o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.

Assim, a movimentação de suas contas bancárias pode ser feita a partir de diferentes plataformas de maneira segura – e não apenas pelo aplicativo ou site do banco.

Você é dono dos seus dados

Com o Open Finance, na prática, você é dono dos seus dados e os compartilha com quem quiser. Imagine todo o histórico de contas pagas em dia, salários depositados, prestações, empréstimos e perfil de gastos. Assim, fica muito mais fácil para as instituições financeiras oferecerem os serviços personalizados e com as condições mais vantajosas para a sua realidade.

Você é dono dos seus dados

Conheça as vantagens do Open Finance

Confira as fases de implementação do Open Finance

Open Finance ou Open Banking?

Os dois termos se referem à mesma iniciativa do Banco Central. A diferença é que o Open Finance é o nome da evolução da tecnologia, quando ela contemplar todo o sistema financeiro brasileiro. Em suas primeiras fases, é chamado de Open Banking pelo BC.

Tem alguma dúvida

Pode deixar que a gente te explica.

O QUE É OPEN FINANCE?

Open Finance, ou “sistema financeiro aberto”, em português, é o compartilhamento de dados e serviços entre instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Vale ressaltar que é sempre o cliente (pessoa física ou jurídica) que decide quando e com quem deseja compartilhar seus dados pelo sistema.

 

Para mais informações, acesse a FAQ do Banco Central:
https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/openbanking

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ADESÃO AO OPEN FINANCE?

Com o Open Finance, você tem acesso a serviços e produtos bancários de instituições financeiras das quais você ainda não é cliente. Além disso, ela permite que essas instituições te conheçam melhor e possam oferecer condições mais adequadas para a sua realidade. A ideia é que, nas últimas etapas da implementação, você tenha maior visibilidade e controle sobre a sua vida financeira.

QUEM PODE PERMITIR O COMPARTILHAMENTO DE DADOS NO OPEN FINANCE?

Todas as pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços ou fazem operações financeiras com as instituições participantes vão poder compartilhar dados no Open Finance.

QUANDO VOU PODER COMPARTILHAR MEUS DADOS?

A partir da 2ª fase do Open Finance, que se inicia em 15 de julho de 2021. Nela, você já pode autorizar ou até pedir o compartilhamento de seus dados. Aqui, estamos falando de informações cadastrais e transacionais de contas de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito e de operações de crédito.

 

No futuro, informações sobre investimentos e seguros também vão poder ser compartilhadas mediante prévio consentimento do cliente.

COM QUEM EU POSSO COMPARTILHAR OS MEUS DADOS?

Você vai poder compartilhar os seus dados com as instituições financeiras ou de pagamento participantes do Open Finance, autorizadas pelo Banco Central.

EU ESTAREI AUTOMATICAMENTE REGISTRADO NO OPEN FINANCE?

Não. Para compartilhar os seus dados no Open Finance, você precisa dar uma autorização para a instituição financeira ou de pagamentos para a qual quer enviar os dados.

 

Isso será feito em um ambiente digital seguro e autenticado, e a autorização de compartilhamento terá uma validade de 12 meses.

É COBRADA ALGUMA TAXA PELO SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS?

Não será cobrada nenhuma taxa de pessoas físicas e jurídicas que queiram compartilhar os dados financeiros.

RECEBI UMA COMUNICAÇÃO SOLICITANDO O COMPARTILHAMENTO DOS MEUS DADOS, O QUE EU FAÇO?

Fique de olho! Só autorize o compartilhamento dos seus dados se você conhecer a informação a ser compartilhada e a instituição que vai recebê-la, e se você tiver interesse no serviço a ser prestado a partir do compartilhamento desses dados.

 

Caso você desconfie da origem dessa comunicação, entre em contato com a instituição que te enviou a mensagem.

QUEM PODERÁ AUTORIZAR O COMPARTILHAMENTO DE MEUS DADOS NO OPEN FINANCE?

Só você pode pedir o compartilhamento dos seus dados no Open Finance! As instituições financeiras ou de pagamento não poderão transmitir as suas informações no Open Finance sem a sua autorização.

COMO EU CANCELO O COMPARTILHAMENTO DOS MEUS DADOS?

Você pode pedir o cancelamento do compartilhamento a qualquer momento, tanto na instituição para qual você deu a autorização, quanto na instituição com a qual você já mantém relacionamento, ou seja, tem conta.

 

Cada uma delas vai indicar a maneira exata para fazer isso, assim como os canais de atendimento disponíveis.

POR MEIO DE QUAIS CANAIS POSSO AUTORIZAR O COMPARTILHAMENTO DE DADOS E SERVIÇOS DO OPEN FINANCE?

Você só vai poder autorizar o compartilhamento de dados e serviços do Open Finance por meio de canais digitais, como mobile e internet banking das instituições financeiras ou de pagamentos participantes.

É SEGURO COMPARTILHAR MEUS DADOS NO OPEN FINANCE?

O Open Banking foi desenvolvido e é gerido pelo Banco Central, que se compromete com a segurança das operações.

 

Pensando nisso, algumas das medidas para aumentar a confiança incluem o fato de o cliente ter controle total dos dados, de todo o processo acontecer em um ambiente com diversas camadas de segurança tanto para o consumidor quanto para as instituições, que somente instituições financeiras autorizadas podem participar, que as regras de segurança online devem ser cumpridas e que o Banco Central supervisiona todo o processo.

AINDA NÃO SOU CORRENTISTA DE UM BANCO, MAS TENHO OUTROS TIPOS DE PRODUTOS EM INSTITUIÇÕES REGULADAS PELO BANCO CENTRAL (POR EXEMPLO, SEGURO, FINANCEIAMENTO E CREDENCIAMENTO). POSSO COMPARTILHAR DADOS NO OPEN FINANCE?

Sim. Após identificado pela instituição receptora dos dados, o cliente poderá consentir com o compartilhamento de dados do escopo do Open Finance que estejam mantidos em outras instituições participantes.

É POSSÍVEL FAZER A INICIALIZAÇÃO DOS PAGAMENTOS POR UMA OUTRA INSTITUIÇÃO DIFERENTE DA QUE MANTÉM A MINHA CONTA?

Sim. Mediante sua autorização, será possível iniciar o pagamento a partir de uma instituição prestadora de serviço de iniciação de transação de pagamento, conforme a regulamentação em vigor.

QUANDO VOU CONSEGUIR TRAZER MEUS DADOS PARA O BTG+?

Apesar da segunda fase do Open Finance ter começado no dia 13/08, nós e outras instituições financeiras ainda estamos realizando testes para o compartilhamento de dados de clientes. Nosso objetivo é garantir maior qualidade no envio das suas informações para você tenha a melhor experiência possível. E fique de olho: assim que for possível compartilhar seus dados conosco, vamos avisá-lo.